educação

Professores se sentem mais preparados para o ensino online, aponta pesquisa

18.398

A International School, com apoio do edc Collab - Educational Development Centre, plataforma colaborativa co-criada em 2019 por professores de todo o país, entrevistou mais de 300 docentes de diferentes etapas de ensino para investigar o sentimento deles em relação ao ensino online, motivado por conta da pandemia de Covid-19. Para 82,4% deles, o sentimento é de extremamente ou muito confiantes com relação ao seu preparo técnico. No começo da pandemia, apenas 52,9% se sentiam extremamente ou muito confiantes. As informações são da Agência Educa Mais Brasil.

Curso gratuito preparatório para prova de espanhol do Enem tem inscrições abertas

A pesquisa foi feita com docentes que ensinam em 26 estados e no Distrito Federal, em 118 cidades brasileiras, e mostra ainda que 96,6% dos professores relataram impacto no tempo de preparo das aulas, o que pode ter contribuído para o desgaste físico e emocional. Entre os entrevistados, 91,7% afirmaram ter procurado ajuda psicológica durante esse período e 8,3% não buscaram plataformas de aconselhamento de saúde mental. Quanto ao sentimento de preparo emocional comparado ao início da pandemia, o número teve uma leve queda, caindo de 64,6% para 58,5%. 

- A área da educação foi uma das mais afetadas nesse contexto, e para os professores, o peso é ainda maior: as expectativas depositadas foram enormes, pois esperava-se que eles resolvessem todas as questões educacionais, ajudando alunos a continuar aprendendo como antes - em um contexto totalmente diferente - e sem terem tido, na maioria dos casos, a oportunidade de receber formação adequada prévia para iniciar as aulas remotamente -, comentou a gerente do Educational Development Centre da Interna-tional School, Catarina Pontes.

Mostra Virtual da Universidade Franciscana começa nesta segunda-feira

Aos mais de 300 professores indagados na pesquisa, 49,5% têm atuação direta na educação infantil, 63,40% no fundamental e 11,70% no ensino médio. Dados colhidos na pesquisa mostraram o tipo de dispositivos utilizados pelo professor nas aulas online, sendo 19,7% desktop com internet, 83,7% laptop com internet, 45,5% celular com internet e 7% tablet com internet. 

*Com informações da Agência Brasil

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cursos do Centro de Educação da UFSM promovem trote solidário virtual

Curso gratuito preparatório para prova de espanhol do Enem tem inscrições abertas Próximo

Curso gratuito preparatório para prova de espanhol do Enem tem inscrições abertas

Educação